Título: The Story of Minglan
Gênero: Histórico, Família, Político, Drama, Comédia |  Episódios: 73 |  Canal: Hunan TV
Transmissão: 25 de dezembro de 2018 - 13 de fevereiro de 2019
Sinopse: A História de Ming Lan, baseada no romance escrito por Guan Xin Ze Luan, segue a 6ª criança nascida em concubina da família Sheng desde a infância até a idade adulta. Ming Lan conhece Gu Ting Ye, o segundo filho da Família Gu, como seu rival em um jogo de Touhu, mas quando ela o encontra novamente em um momento de necessidade, ele se esforça para ajudá-la. Essa dinâmica ocorre em uma escala maior quando eles se reencontram quando adultos. Ming Lan e Ting Ye são crianças desfavorecidas que sofrem como resultado de esquemas internos em suas famílias. Ming Lan se adapta aprendendo a esconder seus talentos, espírito e inteligência, enquanto Ting Ye, pintada há muito tempo como patife, decide viver de forma imprudente. No entanto, cada um deles tem um raro dom de previsão. Por meio de esquemas astutos e empreendimentos ousados, ambos se posicionam e trabalham para obter justiça daqueles que os prejudicaram. Juntos, eles moldam o regime do novo imperador e trabalham para semear e colher um futuro brilhante.
Nota: ★★★★★ 
Opinião: Eu levei três meses pra terminar esse drama. Não por ser ruim, pelo contrário - é um drama simplesmente muito extenso e denso, difícil de você digerir tudo rápido. Melhor ir aos poucos, devagar, saboreando cada instante.
Eu classificaria The Story of Minglan como um slice of life histórico. Não importa quanta invenção tinha ali, eu me senti realmente assistindo o dia-a-dia lento mas caótico de famílias aristocráticas de um período da China imperial.
Grande parte disso também se deve à música. The Story of Minglan não tem nenhuma OST com letra com uma pegada pop pra ir bem nos charts. Ela é toda feita em cima de instrumentos clássicos chineses. Vez ou outra você ouve o tilintar de algo que você provavelmente não sabe nomear. Não sei enumerar quantas cenas tensas ou sofridas foram acompanhadas apenas por um tlim cá e outro tlem acolá. Em nenhum, em absolutamente nenhum momento The Story of Minglan se escora em música pra passar emoção, tudo que você sente (e como sente!) vem das atuações maravilhosas e do que precedeu aquele momento. E isso é incrivelmente realista pois situa todo o ambiente exatamente onde ele deveria estar - centenas de anos atrás, num nundo muito menos corrido e muito mais "natural", e na cultura da China antiga
Outra parte importante da ambientação é o visual - ou seja, roupas, penteados, jóias e cenários -, e aqui também foi tudo impecável. E foi especialmente fofo ver a nossa protagonista, a Zhao Liying, interpretando uma adolescente, nem parecia já estar com 30 anos 🥺
E o que falar da atuação? Que elenco incrível! Sem palavras! Dos protagonistas ao elenco de apoio - nenhum deixando a desejar. Seja personagem bom ou ruim, eu acreditei neles e me exaltei por eles várias vezes.
Pra concluir essa resenha que já deixou de ser preguiçosa: The Story of Minglan é uma obra de arte do começo ao fim!
Onde assistir: Viki